A AJUDE-C é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que foi criada em 11 de setembro de 2001. Tem duração por tempo indeterminado e Sede na cidade de Brasilia/DF.

A trajetória da AJUDE-C é fiel às suas origens, caracterizada pela inovação e ousadia em buscar as melhores práticas de tratamento para a hemofilia e outras coagulopatias.

Desde sua criação até os dias de hoje, a AJUDE-C foi protagonista de muitos episódios relevantes no âmbito do Distrito Federal e até em âmbito nacional.


Dentre os principais fatos e acontecimentos de relevância, destaque para:

  • a organização da 1ª Olimpíada dos Portadores de Coagulopatias da América Latina;
  • a contribuição na organização do 1º Centro Internacional e Tratamento das Coagulopatias do Brasil, o segundo da América Latina;
  • a contribuição como organização social representativa junto ao Governo do DF na aquisição do fator de coagulação recombinante de primeira geração;
  • a produção de artigos científicos de autoria dos pacientes, familiares e de profissionais de saúde;
  • a condução de projetos de práticas esportivas como parâmetro de tratamento profilático adequado; e
  • entre outras atividades sociais e culturais.

Pelo fato de a hemofilia ser uma doença rara, a AJUDE-C, em 2019, participou como co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febrararas).

Atualmente, a Associação atua para que o tratamento das coagulopatias seja realizado em um centro de referência instalado em uma unidade hospitalar, e para que o protocolo clínico seja alterado.

A LOGOMARCA foi elaborada por seus idealizadores no ato da criação da Associação. Tem evoluído ao longo do tempo, mas permanece com características semelhantes.

Por ocasião da motivação das atividades esportivas, foi criada também uma Bandeira Olímpica. A seguir, as imagens:

Primeira Imagem da Ajude-C
Primeira Imagem da Ajude-C
Segunda Imagem da Ajude-C
Segunda Imagem da Ajude-C
LOGO da Bandeira Olímpica
LOGO da Bandeira Olímpica
pt_BRPortuguese