Em 2002, profissionais de saúde, familiares, pacientes e voluntários com a participação da AJUDE-C como organização social, conquistaram o credenciamento concedido pela Federação Mundial de Hemofilia do funcionamento do Centro de Treinamento Internacional em Hemofilia (IHTC, sigla em inglês). A equipe do IHTC era composta pelos profissionais do Centro de Tratamento de Coagulopatias do Distrito Federal (CTC/DF) e outros profissionais, sediado no Hospital de Apoio de Brasília, à época.

Os melhores resultados da implantação do IHTC foram a aprovação, pelo Comitê Nacional de Ética e Pesquisa, em 2003, do Programa de Profilaxia Primária para hemofílicos. Além disso, outros programas foram implantados, a exemplo do Programa de Laboratório Especializado em Hemostasia e do Programa de Treinamento de Profissionais, em âmbito nacional e internacional. Este último foi responsável pela capacitação de profissionais advindos de países da América Latina no IHTC-Brasília-Brasil com duração média de 4 semanas e suporte da Federação Mundial de Hemofilia.

O IHTC foi certificado em 2002, tendo sido renovado em maio de 2012, mas, logo em seguida, teve suas atividades encerradas por opção de Governo.

Atualmente, o atendimento dos hemofílicos é pulverizado na Rede Pública e sem referências de tratamento a exemplo do que ocorria com o extinto IHTC.

Certificado IHTC
Certificado IHTC
Certificado IHTC
Certificado IHTC

pt_BRPortuguese