A AJUDE-C criou o time ProfilaXYa Futebol e seu grito de guerra, criado pelos atletas é: “Atitude! Parceria! Determinação! Profilaxia!”.

O projeto promove uma atividade de recreação e lazer por meio do futebol como fator integrador e inclusivo das pessoas com hemofilia na sociedade.

Na prática, são partidas regulares em clubes, normalmente aos sábados, e com a presença da família.

Em um desses dias, um dos atletas jogava pela primeira vez como artilheiro e mal continha a empolgação desde cedo.

Dali há uns quinze minutos o rapaz recebeu um cruzamento e abriu o placar.

O goleiro reagiu rápido, mas foi incapaz de prever a direção do chute – em outras partidas em que jogou na mesma posição realizou defesas brilhantes.

Nessa situação, hipotética, mas bastante real, qualquer um desses jogadores poderia ou não ser hemofílico.

Isso porque, em face de um tratamento profilático e acompanhamento de equipe multidisciplinar, a hemofilia torna-se apenas um detalhe.

Todos podem dar tudo de si: são iguais. Desta forma, o projeto criou situações que favoreceram a criatividade, adaptação e adequação, desenvolvimento de estratégias de jogo, trabalho em grupo e participação ativa de todos.

O jogo assistido e acompanhado por profissionais aumentou o aproveitamento e reduziu significantemente o risco de lesões.

Uma condição muito melhor do que a vivida por muitos hemofílicos mais velhos que chegaram a jogar bola escondidos quando crianças, como as conversas com a equipe multiprofissional constataram.

O futebol é paixão nacional, e por isso estimula os familiares a torcerem, participarem na vida do paciente.

O hemofílico até esquece que tem hemofilia, descobre que pode sim competir de igual para igual com pessoas que não possuem a deficiência, e cooperar com eles quando estão no mesmo time. Tudo isso contribui para ampliar a fortaleza emocional, a confiança das pessoas com hemofilia.

E o futebol ainda ajuda a descoberta de aptidões físicas que o jovem desconhecia, o que pode levá-lo a se interessar por outras atividades.

A prática coletiva promove a socialização e o companheirismo, mas os esportes individuais também são valorizados. Alguns pacientes praticam a musculação, a natação e o triatlo, por exemplo.

A prática dos esportes funciona como atividade-controle da profilaxia, ou seja, o paciente precisa de um tratamento profilático adequado para conseguir praticar esportes. É por isso que o futebol é um estímulo para que a adoção do tratamento preventivo e, consequentemente, da aplicação regular do fator de coagulação, em especial antes de iniciar a prática esportiva.

Essa atividade retornará tão logo as condições sanitárias resultantes da pandemia melhorem.

Natação Ajude-C
Futebol Ajude-C
Futebol Ajude-C
Futebol Ajude-C
Futebol Ajude-C
Futebol Ajude-C
pt_BRPortuguese