A Ajude-C é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que foi criada em 11 de setembro de 2001. Tem duração por tempo indeterminado e Sede na cidade de Brasilia/DF.

A trajetória da Ajude-C é fiel às suas origens caracterizada pela inovação e ousadia em buscar as melhores práticas de tratamento para a hemofilia e outras coagulopatias.


Desde sua criação até os dias de hoje, a Ajude-C foi protagonista de muitos episódios relevantes no âmbito do Distrito Federal e até em âmbito nacional.


Dentre os principais fatos e acontecimentos de relevância, destaque para:

  • a organização das 1ª Olimpíadas da América Latina;
  • a contribuição na organização do 1º Centro Internacional e Tratamento das Coagulopatias do Brasil, o segundo da América Latina;
  • a contribuição como organização social representativa junto ao Governo do DF na aquisição do fator recombinante de primeira geração;
  • a produção de artigos científicos de autoria dos pacientes, familiares e dos profissionais de saúde;
  • a condução de projetos de práticas esportivas como parâmetro de tratamento profilático adequado;
  • entre outras atividades sociais e culturais.

Por se tratar de uma doença rara, a Ajude-C, em 2019, participou como co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras.


Atualmente, a Associação atua para o tratamento das coagulopatias ser realizado em um centro de referência instalado em uma unidade hospitalar, e , pela mudança do atual Protocolo Clínico.

A LOGOMARCA foi elaborada por seus idealizadores no ato da criação da Associação sendo composta pelas tradicionais figuras masculinas nas cores vermelho e branco, inserido no contexto do DNA. A LOGO MARCA tem sofrido pequenas mudanças ao longo do tempo, mas permanece com as características iniciais.

Segunda Imagem da Ajude-C

Outra LOGOMARCA importante é a do Centro Internacional de Treinamento em Hemofilia “Dra. Maria de Nazaré Petrucelli”, o I.H.T.C Brasil (abreviatura em inglês), referenciado na Seção DESTAQUES deste SITE:

Primeira Imagem da Ajude-C

Por ocasião da motivação das atividades esportivas, desde 2004, foi criado uma LOGOMARCA e inserida em uma Bandeira Olímpica destinada às atividades esportivas da Ajude-C.

A Bandeira das Atividades Esportivas das Coagulopatias está sempre presente aos eventos da AjudeC, laureando o Pavilhão Nacional:

LOGO da Bandeira Olímpica
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese