O Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal é uma iniciativa da ANPR e tem o objetivo de identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias com a sociedade.
A premiação foi criada em 2013, reconhecendo atuações de destaque de membros do MPF. Há seis anos, passou a premiar iniciativas da sociedade civil e, em 2015, foi instituído o mérito aos profissionais da imprensa brasileira. Três anos depois, criou a categoria Advocacia de direitos coletivos.
Em sua oitava edição, o Prêmio República lança a categoria Práticas Inovadoras, que premiará iniciativas da sociedade civil que contribuam para a melhoria do atendimento humanizado e imediato nos sistemas de saúde, assistência social e segurança pública.
Em sete edições já foram distribuídos mais de 170 troféus entre as mais de 550 iniciativas inscritas, em diversas categorias.
Em 2019, a Ajudec foi laureada com um honroso 3º Lugar, como organização social participante no tema combate à corrupção.
Integridade é valor cultivado dessa Associação.

