Em 2002, profissionais de saúde, familiares, pacientes e voluntários, reunidos em torno de um objetivo comum, com a participação da AjudeC como organização social, obtiveram o credenciamento pela Federação Mundial de Hemofilia do funcionamento do Centro Internacional em Treinamento em Hemofilia(IHTC, sigla em inglês). A equipe do IHTC era composta pelos profissionais do Centro de Tratamento de Coagulopatias do Distrito Federal (CTC/DF), sediado no Hospital de Apoio de Brasília, à época.

Os melhores resultados da implantação do IHTC foram a aprovação, pelo Comitê Nacional de Ética e Pesquisa, em 2003, do Programa de Profilaxia Primária para hemofílicos. A implantação dos programas recomendados pela Federação Mundial de Hemofilia na assistência aos portadores de coagulopatias em todas as especialidades como: Programa de Atendimento Eletivo, Internação Hospitalar, Programa de Educação Física Terapêutica, Programa de Fisioterapia e Reabilitação, Programa de Aplicação de Radioisótopo, Programa de Assistência de Enfermagem, Programa de Treinamento para Familiares e Pacientes, Programa de Visita Domiciliar, Programa de Venopunção, Programa Cárie Zero, Programa de Multiplicadores em Saúde Bucal, Programa de Laboratório Especializado em Hemostasia, Programa de Cirurgia Eletivas e Emergenciais, Programa de Treinamento de Profissionais em âmbito nacional e Internacional, Programa de Profilaxia Primária com uso de fator VIII e IX recombinantes, Programa Nutricional, entre outros. Além desses programas foram treinados profissionais advindos de países da América Latina no IHTC-Brasília-Brasil com duração média de 4 semanas e suporte da Federação Mundial de Hemofilia.

O IHTC foi certificado em 2002, tendo sido renovada em maio de 2012, mas logo em seguida, teve suas atividades encerradas por opção de Governo, à época.

Nos dias de hoje, os hemofílicos são atendidos pulverizados na Rede Pública e sem referências no tratamento a exemplo do que ocorria com o extinto IHTC.

A Ajude-C atua para o retorno do atendimento em um centro de referência instalado em uma Unidade Hospitalar.

Certificado IHTC
Certificado IHTC
Certificado IHTC
Certificado IHTC
LOGOMARCA do Centro Internacional de Treinamento em Hemofilia “Dra Maria de Nazareth Petrucelli”, IHTC/Brasil.
LOGOMARCA do Centro Internacional de Treinamento em Hemofilia “Dra Maria de Nazareth Petrucelli”, IHTC/Brasil.
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese